Coordenador : Mariana de Castro Moreira
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 398753.2206.356739.16102023
Departamento/Setor: RPS
Área Temática : Educação
Tipo: Programa
Publico Alvo : Discentes e docentes do Curso de Psicologia, Trabalhadores e demais interessados no tema das políticas públicas do município de Rio das Ostras e região, incluindo aqueles que atuam nos serviços e equipamentos governamentais e não-governamentais.
Local de atuação: On-line e nos canais de divulgação do Laboratório de Políticas Públicas Universidade Federal Fluminense - UFF Departamento de Psicologia - Rio das Ostras labpoliticaspublicaspsiuff@gmail.com https://www.instagram.com/labppuff/ https://www.facebook.com/labppuff
Objetivo
OBJETIVOS 1. Contribuir com o fortalecimento de práticas psi comprometidas com a realidade local e as demandas contemporâneas, reafirmando a Psicologia como ciência e profissão fundamental para a garantia de direitos; 2. Contribuir com o fortalecimento de políticas públicas e com o desenvolvimento loco regional a partir de uma perspectiva intersetorial; 3. Contribuir com o processo de construção de conhecimentos e o fortalecimento de práticas profissionais do futuro psicólogo no campo das políticas públicas, fomentando processos de investigação científica a partir das práticas experimentadas. METODOLOGIA Nossa proposta de atuação será operacionalizada através de um conjunto de programas, projetos e ações de ensino, pesquisa e extensão. Estas ações serão norteadas por diferentes referenciais teórico-metodológicos, mas trarão como diretriz comum o entendimento do processo de construção coletivo e colaborativo de práticas e de conhecimentos que toma como ponto de partida o diagnóstico local e participativo dos territórios onde se pretende atuar como premissa para qualquer planejamento. Guardada a especificidade de cada projeto/ação, o Laboratório se aglutina a partir de algumas diretrizes metodológicas compartilhadas que abarcam desde a oportunidade de construção de um diagnóstico institucional à elaboração de um plano coletivo de intervenção junto aos atores que compõem a comunidade/instituição onde se pretende atuar. Sendo assim, as atividades do Laboratório serão organizadas a partir das seguintes diretrizes e etapas metodológicas: 1ª ETAPA – SITUANDO-ME NO TERRITÓRIO → FOCO NO DISCENTE Questões centrais: Quem eu sou no território? Como situar o meu olhar nesta experiência? Quais as minhas expectativas frente a esta atuação? Estratégias específicas: Construção de perfil de atuação profissional Construção de um contrato de trabalho Discussão sobre as diretrizes éticas de atuação no campo de atuação 2ª ETAPA - CONSTRUINDO UM OLHAR DIAGNÓSTICO SOBRE E COM O TERRITÓRIO Questões centrais: De que forma as políticas públicas se configuram neste território? Quais serviços, equipamentos e estratégias estão presentes? Quem são os atores destes serviços? Quais as fragilidades e as fortalezas encontradas no território? Estratégias específicas: Levantamento e análise de dados e indicadores Visitas técnicas aos serviços e equipamentos Participação em reuniões dos Conselhos de Controle Social e Conselhos de Direitos Entrevistas com profissionais da área Pesquisa sobre os marcos legais, diretrizes e protocolos Mapeamento das políticas públicas nas três esferas: Federal, Estadual, Municipal Possíveis técnicas: Diagnóstico Rápido Participativo, incluindo mapa afetivo, mapa falado, árvore de problemas e árvore de soluções, análise SWOT/FOFA, etc. 3ª ETAPA - CONSTRUINDO UMA INTERVENÇÃO JUNTO AO TERRITÓRIO Questões centrais: O que a Psicologia tem a oferecer no território? Como construir um plano de intervenção? Estratégias específicas: Construção de plano de intervenção junto à comunidade A partir de uma perspectiva participativa e processual, os modos de intervenção serão definidos junto aos atores locais de modo a construir projetos e ações efetivamente significativas para aqueles que experienciam e vivem no/o território. Neste cenário, destaca-se o compromisso com a matriz crítica da Psicologia, reafirmando o caráter emancipatório e de transformação social das ações a serem implementadas. Além disso, buscar-se-á construir outros modos de atuação da Psicologia, para além do modelo clínico individual e privado, privilegiando o fortalecimento das ações coletivas e institucionais como modus operandi.
Resumo
O Laboratório de Psicologia, Políticas Públicas e Educação Popular do Curso de Graduação em Psicologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Rio das Ostras, foi pensado de modo contribuir com a implementação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e notadamente com o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes essenciais à formação básica do discente em Psicologia, a partir do fomento da produção de conhecimentos e de práticas nos diferentes campos das políticas públicas. Historicamente, a Psicologia constituiu-se priorizando um modelo de atuação clínico individualizante e privatista. No entanto, muitas das principais demandas e realidades vividas, em nosso país, ficaram invisibilizadas em nossos enquadramentos e processos de construção de conhecimentos e práticas. Assim, em tempos em que é preciso fortalecer os princípios democráticos e situar a Psicologia como ciência e profissão fundamental para a garantia de direitos, o Laboratório reafirma o papel da Psicologia em seu compromisso com a transformação social, com o fortalecimento das políticas públicas e com a construção de uma sociedade mais justa e equânime. Sustentado pelo tripé ensino-pesquisa-extensão, o Laboratório reafirma o compromisso universitário com o desenvolvimento loco regional buscando desenvolver ações coletivas e em parceria junto às redes, serviços e equipamentos do município de Rio das Ostras e região. Adota-se ainda a intersetorialidade como perspectiva e diretriz de atuação, enfatizando a importância da articulação e integração entre os principais campos de políticas públicas nos quais a Psicologia pode contribuir, quais sejam: a saúde, a educação, a assistência social e seus desdobramentos contemporâneos.